terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Os limites e as possibilidades para permanecer no campo: sucessão rural



A questão da sucessão rural tem sido um problema para as famílias que vivem no campo. O meio rural, está passando por um processo de envelhecimento, ou seja, as novas gerações, cada vez menos estão dando continuidade às atividades realizadas na propriedade.


  Os jovens migram para as grandes cidades em busca de um ideal de vida que, historicamente, está fixado no meio urbano. Questiona-se, então, quais as reais condições para quem vive na cidade e no campo?

Identifica-se que os jovens que migram para as cidades, deparam-se com vários problemas, como: moradia, emprego mal remunerado, alto custo de vida e entre outros.

Observa-se a ineficiência das políticas públicas que dão suporte aos pequenos agricultores, muitas vezes, desmotivando os jovens a continuarem no campo. Cita-se, por exemplo, políticas que dão acesso ao crédito rural e terra própria. 

Dessa forma, pode-se concluir, que a decisão de sair ou ficar no campo, não resulta, exclusivamente da construção de vínculos familiares e da identidade com a terra, mas passa por mudanças políticas estruturais, com garantia de vida digna, boas condições de trabalho, produção e comercialização. 

                                                                                                        Autores: Joyce Clarice e Alair Júnio - 2º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário