quinta-feira, 8 de março de 2018

EFAV DE LUTA: O DIA DA MULHER É O ANO INTEIRO!

"Minha sabiá, minha zabelê, toda madrugada eu sonho com você! Se você num acreditá eu vou sonhar pra você vê! (bis) O dia da mulher não é só hoje, é o ano inteiro. É papel de todo mundo, nessa luta ser parceiro!".

A Escola Família Agrícola de Veredinha promoveu, no dia 07 de março, diferentes atividades debatendo o Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente, no dia 08 de março. Vale ressaltar, que a temática feminina é sempre colocada em pauta pela equipe de monitores em todas as disciplinas.
A animação do dia ficou por conta do Coral EFAV, na sessão do 1º ano II e o 2º ano, que cantou músicas como: "Sem medo de ser mulher" e "Zabelê", com versos criados, especialmente, para o momento.
Houve também uma mística, baseada na filosofia do Teatro do Oprimido, representando de forma artística, a realidade cruel da violência contra a mulher.
Em seguida, a convidada, Taís Santos realizou um bate papo com os estudantes e a equipe, a respeito da mulher nos diferentes espaços da sociedade e, também, os traços históricos e culturais que permeiam o debate sobre a mulher no Brasil. Ela utilizou de uma dinâmica para investigar, de forma rápida, duas questões: o que define o homem e o que define a mulher. Confira nas fotos abaixo:





Com essa dinâmica, percebeu-se que a grande parte das definições transcritas pelos estudantes, dizem respeito, à personalidade tanto do homem quanto da mulher. Por exemplo: "companheiro", existem tanto homens companheiros, quanto mulheres companheiras, bem como, o contrário e isso, estende-se a outras definições, como, sensível, forte, arrogante e etc.
Taís falou também, dos moldes que a mídia constrói para as mulheres e para os homens, e a sociedade incorpora e toma como verdade.
A coordenadora administrativa, Giselle Motta também falou de pontos importantes da luta e dos direitos das mulheres e, dentro disso, apresentou o movimento "Marcha das Mulheres" e o tema proposto para 2018, que é "Mulheres na luta por democracia, soberania e autonomia". O vídeo "Vida Maria" também foi utilizado para provocar uma reflexão.
Já na parte da tarde, os estudantes produziram diferentes peças de comunicação e apresentaram para o coletivo. A ampla criatividade contemplou criação de rap, mística, teatro, poema, desenho e texto.
Para a coordenadora pedagógica, Angélica Alves "falar do Dia da Mulher, não restringe somente ao espaço escolar, é um assunto que deve ser debatido em todos os espaços, contudo, a escola é um espaço privilegiado. A escola contribui muito, no sentido de romper com a cultura machista e empoderar a luta das mulheres". Segundo ela, "fazer essa reflexão envolve outras temáticas, como, as relações sociais e não somente a mulher em si, implica, também, elementos da cultura, da mídia, da história e etc".
Confira, abaixo, outras fotos referentes ao momento na EFAV:









Nenhum comentário:

Postar um comentário