quarta-feira, 12 de junho de 2019

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VEREDINHA DESENVOLVE PLANO DE ESTUDO QUE FORTALECE O DEBATE EM DEFESA DA AGROECOLOGIA

A turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Veredinha realizou Plano de Estudo que abordou o tema "Agroecologia: ciência, prática e movimento".
Esse Plano de Estudo surgiu do diagnóstico coletivo que teve a participação dos pais, dos estudantes e da equipe da EFAV, na assembleia de pais acorrida em dezembro de 2018.
 A cada trimestre, as turmas estudam e aprendem com o ciclo do Plano de Estudo que é coordenado pela equipe de monitores. Na turma do 2º ano, as monitores Neltinha Oliveira e Júnia Maria Fernandes são responsáveis pela organização de todas as etapas desse instrumento pedagógico.
O Plano de Estudo inicia com um momento de motivação a cerca do tema e ocorre os primeiros apontamentos e levantamentos dos conhecimentos dos estudantes e da realidade da comunidade. A turma aventurou no campo das leituras explorando aspectos conceituais da agroecologia e as diferentes vertentes da agricultura. Após a socialização dessa pesquisa, encaminhou-se questões para uma entrevista direcionada aos agricultores e agricultoras da comunidade buscando conhecer as práticas adotadas na agricultura local. No momento da socialização das entrevistas, apontou-se um dado alarmante, dos 37 entrevistados somente 12 sabiam da existência da agroecologia. 
Realizou-se com a turma dois momentos de intervenção externa: a primeira com José Murilo Alves que apresentou diferentes práticas agroecológicas e, a segunda, com Clebson Almeida que explorou os aspectos da agroecologia como ciência e também como movimento social. Clebson destacou também a importância da mulher dentro da agroecológica, pois sem a participação das mulheres não há agroecologia.
Somando-se tudo que foi discutido e problematizado dentro do Plano de Estudo, a visita de estudo na área experimental do CAV complementou e acrescentou novos conhecimentos e questionamentos. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e entender as diferentes práticas orgânicas e agroecológicas que são desenvolvidas no CAV.
Já a atividade de retorno procurou intervir na realidade apresentada na síntese geral do Plano de Estudo. Foi proposto aos estudantes realizarem rodas de conversas envolvendo familiares, amigos e agricultores promovendo um espaço de diálogo sobre agroecologia na comunidade. A monitora Neltinha Oliveira disse que "essa atividade de retorno impactou no aumento de pessoas que agora podem dizer que já ouviram falar em agroecologia. Vejo que é um grande passo dos nossos estudantes no processo de fazer acontecer a transição da agricultura convencional para a agricultura orgânica e agroecológica nas comunidades".

Veja abaixo fotos das atividades do Plano de Estudo:

Foto - atividade de retorno
Foto - atividade de retorno 
 
 Foto - atividade de retorno
 Foto - atividade de retorno
 Foto - atividade de retorno
 Foto - atividade de retorno
Foto - visita de estudo na área do CAV
  Foto - visita de estudo na área do CAV
  Foto - visita de estudo na área do CAV
  Foto - visita de estudo na área do CAV
  Foto - visita de estudo na área do CAV
  Foto - visita de estudo na área do CAV - Casa de Sementes
  Foto - visita de estudo na área do CAV - Casa de Sementes
 Foto - atividade de retorno
 Foto - atividade de retorno
 Foto - atividade de retorno

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