segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Banca de PPJ da EFAV abre espaço para a diversidade produtiva no Vale do Jequitinhonha

O Projeto Profissional do Jovem - PPJ é um instrumento pedagógico da Pedagogia da Alternância que é adotado pelas Escolas Famílias Agrícolas que ofertam o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária. O PPJ é uma condição para a conclusão do curso e, durante o 3º ano, os estudantes elaboram suas propostas produtivas para serem desenvolvidas nas propriedades das famílias.
O projeto escrito é composto pelas seguintes etapas: introdução, histórico e caracterização, croqui, justificativa, objetivos, plano de ação, orçamento analítico, orçamento consolidado, viabilidade socioambiental, viabilidade econômica, considerações finais e referências.
Ao longo do ano letivo, essas etapas são distribuídas por quinzena e todos os monitores fazem a orientação de um determinado grupo de estudantes que são escolhidos por sorteio.
Neste ano de 2019, os projetos apresentados foram marcados por propostas produtivas inovadoras e diversificadas, priorizando práticas orgânicas e agroecológicas.
As áreas escolhidas pelos estudantes foram: produção de pitaya, banana, melancia, abacaxi, farinha, povilho, urucum, café, cachaça, cerveja, licores, horticultura orgânica, avicultura de corte e postura, bovinocultura leiteira, apicultura, suinocultura e piscicultura.
A VI Banca de PPJ da EFAV foi realizada nos dias 25 a 28 de novembro de 2019 e contou com a participação de uma diversidade de avaliadores que contribuíram de forma brilhante e construtiva com todos os projetos apresentados.

Confira algumas fotos da VI Banca de PPJ da EFAV


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário