quinta-feira, 23 de março de 2023

12 anos da Escola Família Agrícola de Veredinha

No dia 22 de março de 2023, a EFAV completou 12 anos de História. A data foi comemorada na quinzena das turmas do 3º ano e do 1º ano I e além das presenças do coletivo de estudantes e equipe de monitores, participou também representantes da diretoria da ACODEFAV (Associação Comunitária de Desenvolvimento Educacional, Familiar e Agropecuário de Veredinha), entidade mantenedora da EFAV. 

Os estudantes prestaram homenagens à escola em forma de poesias, cantorias, teatro e paródias, apresentações que relembraram as lutas para a construção da escola e expressaram os sentimentos dos/as estudantes pela escola. Por meio da construção discursiva das apresentações, foi possível perceber que os/as estudantes veem a EFAV como um espaço de formação para a vida em que os seus ensinamentos extrapolam a formação técnica e a formação da Base Nacional Comum do Ensino Médio. Estudar na EFAV, na visão dos/as estudantes, é como um sonho realizado, um sonho que exige dedicação aos estudos e também a compreensão da dimensão da prática.

Foi possível notar, no teor das homenagens, que a relação construída entre os/as estudantes e escola está para além da relação ensino e aprendizagem escolar, constrói-se uma segunda família, uma segunda casa em que é fundamental cultivar relações de amizade, de cooperação e sentimentos de união, de partilha, de solidariedade.

Nessa caminhada da EFAV em defesa de uma Educação do Campo de qualidade e em defesa da Agroecologia, a Pedagogia da Alternância foi e é fundamental para que tais dimensões do projeto político pedagógico sejam cumpridos. Nesse sentido, os estudantes também expressaram a relevância dessa pedagogia enquanto diferencial na formação, além da rede de parcerias que a escola possui e que é central para o seu funcionamento. 

No refrão de uma paródia, os estudantes cantaram: "EFAV Minas, Pedagogia da Alternância, 12 anos de importância, vamos comemorar." Na composição de um poema, expressaram enquanto futuros técnicos e técnicas da EFAV e o sentimento de gratidão à EFAV pela contribuição no processo de formação e de  transformação. Em um versinho do peneirei fubá, eles cantaram "se eu soubesse escrever na água como escrevo na areia, tinha o nome da EFAV no sangue da minha veia."

Parabéns à grande família EFAV pelos seus 12 anos de História! Vida longa à Escola Família Agrícola de Veredinha!


Turma do 3º ano de 2023

Momento das Homenagens

Turma do 1º ano I de 2023


Momento das Homenagens

Momento de fala do senhor José Murilo, tesoureiro da ACODEFAV

Momento de fala da senhora Maria Araújo, presidenta da ACODEFAV

Equipe de monitores presentes na escola no dia 22 de março e convidados da Aula Inaugural do Projeto Vitrine de Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário