quinta-feira, 30 de março de 2017

Dia da Terra e da Água na EFAV

21 de março, celebra-se o Dia da Terra e da Água e na EFAV esta data foi celebrada com diversas atividades que promoveram discussões e reflexões referentes à temática. 

No primeiro momento, a equipe de monitores apresentou uma mística, que abordou as condições forçadas dos pequenos agricultores perante as entidades financiadoras de projetos agrícolas, que oferecem “pacotes completos” incluindo, o uso dos agrotóxicos e sementes transgênicas. A mística simulou, literalmente, o agricultor tomando um banho de agrotóxicos, sendo sufocado e chegando a óbito.
Fotos da momento da mística





A dinâmica das atividades envolveram uma visita à nascente da Comunidade da Gameleira com a turma do 1º ano, discutindo a questão da água. Neste local, os estudantes discutiram sobre os biomas, as plantas medicinais, as bacias hidrográfica, realizaram medição de vasão da nascente, conversaram sobre o ciclo da água, a interferência do homem nesse processo e os tipos de intemperismos do solo.

Já a turma do 3º ano, participou de uma oficina sobre as percepções do agroambiente, na qual, os estudantes além de observar o entorno, teceram investigações sobre as transformações que vem ocorrendo, ou seja, o que leva, por exemplo, o aparecimento das formigas, de determinadas gramíneas e etc., no ambiente.

Segundo o monitor Luíz Carlos, discutir a temática da Terra e da Água na escola é de grande importância para promover a conscientização dos estudantes, orientando que estes recursos são finitos, bem como, a responsabilidade e o compromisso de cada um em preservar e utilizar de maneira sustentável, preocupando-se com o futuro do planeta.

 Fotos dos momentos pedagógicos com as turmas do 1º e 3º ano.











Nenhum comentário:

Postar um comentário