No primeiro momento, a equipe de
monitores apresentou uma mística, que abordou as condições forçadas dos
pequenos agricultores perante as entidades financiadoras de projetos agrícolas,
que oferecem “pacotes completos” incluindo, o uso dos agrotóxicos e sementes
transgênicas. A mística simulou, literalmente, o agricultor tomando um banho de
agrotóxicos, sendo sufocado e chegando a óbito.
Fotos da momento da mística
A dinâmica das atividades
envolveram uma visita à nascente da Comunidade da Gameleira com a turma do 1º
ano, discutindo a questão da água. Neste local, os estudantes discutiram sobre os
biomas, as plantas medicinais, as bacias hidrográfica, realizaram medição de
vasão da nascente, conversaram sobre o ciclo da água, a interferência do homem
nesse processo e os tipos de intemperismos do solo.
Já a turma do 3º ano,
participou de uma oficina sobre as percepções do agroambiente, na qual, os
estudantes além de observar o entorno, teceram investigações sobre as
transformações que vem ocorrendo, ou seja, o que leva, por exemplo, o
aparecimento das formigas, de determinadas gramíneas e etc., no ambiente.
Segundo
o monitor Luíz Carlos, discutir a temática da Terra e da Água na escola
é de grande importância para promover a conscientização dos estudantes,
orientando que estes recursos são finitos, bem como, a responsabilidade
e o compromisso de cada um em preservar e utilizar de maneira
sustentável, preocupando-se com o futuro do planeta.
Fotos dos momentos pedagógicos com as turmas do 1º e 3º ano.
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