A metodologia consiste, inicialmente, na organização de grupos por afinidade com os temas e similaridades entre as realidades vivenciadas nas comunidades. O GEPE envolve três etapas pedagógicas e as questões estudadas estão relacionadas com as áreas técnicas, o que possibilita ampliar conhecimentos técnicos. Primeira etapa (1º trimestre) é a realização de pesquisas a cerca do assunto escolhido pelo grupo, nessa fase, os estudantes buscam ler referências atualizadas, aprofundar, o máximo possível, do campo teórico investigado e, observando a realidade da comunidade, os estudantes levantam uma situação problema que gera uma pergunta de pesquisa. Na segunda etapa (2º trimestre), os grupos planejam uma metodologia de pesquisa visando a concretização de um experimento, ou seja, uma pequena célula demonstrativa que consiga responder a pergunta de pesquisa. Na terceira etapa (3º trimestre), é realizada uma feira com as amostras do GEPE. Além de realizar essas três etapas, os grupos devem produzir um projeto escrito contendo cada etapa do experimento.
Dois monitores são escolhidos para acompanhar e orientar os grupos, neste ano, os monitores orientadores foram Neltinha Oliveira dos Santos e José Itamar Alves Guimarães.
Nos dias 01 e 12 de novembro de 2019 aconteceram as amostras de GEPE das duas quinzenas escolares envolvendo as turmas do 1º ano I, 1º ano II e 2º ano. As pesquisas apresentadas trouxeram questionamentos dentro das seguintes áreas: cafeicultura, avicultura (ração alternativa), aquaponia, hidroponia, produção de cachaça e apicultura. Cada grupo ocupou um espaço da escola para montar a instalação do estudo realizado e os pais dos estudantes foram convidados além dos parceiros da escola, que visitaram os estandes e teceram diálogos a respeito da pesquisa.
Acompanhe abaixo algumas fotos desse grande momento da EFAV
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