segunda-feira, 5 de junho de 2023

A experiência da EFAV com os Planos de Estudo do 1º trimestre de 2023

O Plano de Estudo é um instrumento pedagógico central da Pedagogia da Alternância que proporciona a realização de pesquisas, entrevistas, leituras, debates, visitas de estudo e atividades de intervenção e, como fio condutor de todo esse processo pedagógico, tem-se as problemáticas que atravessam as comunidades.

O 1º ano I e o 1º ano II da Escola Família Agrícola de Veredinha tiveram como tema de Plano de Estudo - História, Cultura e Identidades - com o objetivo de fortalecer vínculos com as raízes históricas, culturais e  reafirmação da identidade camponesa. Esse tema perpassou diferentes enfoques: indústria cultural x cultura popular, diversidade sociocultural, identidade camponesa, história da família/da comunidade, saberes tradicionais, o artesanato do Vale do Jequitinhonha, manifestações religiosas, plantas medicinais, danças e cantigas tradicionais, brinquedos e brincadeiras, processo de formação do território e os processos de naturalização de preconceitos. 

A turma do 2º ano realizou seus estudos dentro do tema Agroecologia: ciência, prática e movimento com o objetivo de compreender a Agroecologia enquanto projeto revolucionário de transformação da sociedade em harmonia com a natureza.  Os enfoques da pesquisa envolveram: agriculturas - alternativas e convencionais, relações sociais de gênero e o trabalho das mulheres, as práticas de cultivo agroecológicas, a segurança e soberania alimentar e as sementes crioulas.

Nos momentos de colocação em comum e de elaboração das síntese geral de cada turma foi possível argumentar criticamente sobre diferentes aspectos socioambientais, culturais, políticos e históricos do Vale do Jequitinhonha. Debates que se alongaram nas Intervenções Externas, momentos de palestras, que contaram com a contribuição do professor e historiador Mário Sebastião e da agricultora e presidenta do CAV, Jovelina. 

Mário Sebastião fez uma exposição da História do Vale do Jequitinhonha destacando os principais fatores que formaram esse território: processos de exploração das terras e das gentes, arranjos políticos, heranças e resistências culturais e dentre outros. Jovelina compartilhou com o coletivo de estudantes a sua história, narrando seus desafios e conquistas enquanto mulher camponesa que está inserida em diferentes espaços políticos. Jovelina falou das suas atividades produtivas das quais geram renda para a família e mencionou episódios de mudanças em suas práticas de manejo do solo advindas da compreensão da Agroecologia e da produção orgânica.

Os momentos de visitas de estudo enriqueceram a aprendizagem e provocaram os estudantes a repensar o seu papel enquanto sujeito de transformação da realidade, tendo em vista que os espaços visitados tiveram enquanto potencial a demonstração de atividades agroecológicas e alternativas de produção.

O 1º ano I visitou a Casa da Cultura de Turmalina e a Biblioteca Municipal de Turmalina, o 1º ano II visitou a sede da Associação dos Artesãos de Turmalina (ASTUR) e as lojas de artesanato que estão em Turmalina, mas faz a comercialização de peças de vários municípios. A turma do 2º ano visitou a Unidade Produtiva Familiar do agricultor Vicente Piuto, da comunidade Porto Velho, do município de Veredinha. Todos os espaços proporcionaram trocas de experiências, trocas de conhecimentos que valorizaram o Vale do Jequitinhonha, a cultura, o artesanato, a agricultura familiar camponesa e agroecológica e reposicionaram os jovens como sujeitos potentes e de extrema importância na construção das lutas sociais no território.

Para a realização desse ciclo dos Planos de Estudo do 1º trimestre, a EFAV contou com muitas parcerias às quais a instituição estende seus agradecimentos. As prefeituras de Veredinha e de Turmalina por meio das secretarias de transporte (Cássio) e agricultura (Valdeci "Praia" e Estevin) possibilitando a logística das viagens para as visitas, os profissionais de cada setor visitado: Biblioteca Municipal de Turmalina (dona Neick), Casa da Cultura de Turmalina (Poliana e Gilmar), ASTUR (Cida e Zelita) e o agricultor familiar (Vicente); o professor Maria Sebastião e a agricultora Jovelina que compartilharam os seus conhecimentos.

Turma do 1º ano II na Praça de Turmalina

Turma do 1º ano II na Biblioteca Municipal de Turmalina

Turma do 1º ano II na Biblioteca Municipal de Turmalina

Turma do 1º ano II na Casa da Cultura de Turmalina

Turma do 2º ano na Unidade Produtiva Familiar de Vicente Piuto

Visita de Estudo na Unidade Produtiva Familiar de Vicente Piuto

Turma do 2º ano na Unidade Produtiva Familiar de Vicente Piuto

Turma do 2º ano na Unidade Produtiva Familiar de Vicente Piuto

Turma do 2º ano na Unidade Produtiva Familiar de Vicente Piuto

Momento de Intervenção Externa com Jovelina Alves

Momento de Intervenção Externa com Jovelina Alves

Momento de Intervenção Externa com Mário Sebastião (Bião)

Momento de Intervenção Externa com Mário Sebastião (Bião)

Turma do 1º ano I na Casa da Cultura de Turmalina

Visita de Estudo na Associação dos Artesãos de Turmalina

Visita de Estudo na Associação dos Artesãos de Turmalina

Demonstração e experimentação no tear - ASTUR

Demonstração e experimentação no tear - ASTUR

Demonstração e experimentação no tear - ASTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário