O Plano de Estudo é um instrumento pedagógico central da Pedagogia da Alternância que proporciona a realização de pesquisas, entrevistas, leituras, debates, visitas de estudo e atividades de intervenção e, como fio condutor de todo esse processo pedagógico, tem-se as problemáticas que atravessam as comunidades.
O 1º ano I e o 1º ano II da Escola Família Agrícola de Veredinha tiveram como tema de Plano de Estudo - História, Cultura e Identidades - com o objetivo de fortalecer vínculos com as raízes históricas, culturais e reafirmação da identidade camponesa. Esse tema perpassou diferentes enfoques: indústria cultural x cultura popular, diversidade sociocultural, identidade camponesa, história da família/da comunidade, saberes tradicionais, o artesanato do Vale do Jequitinhonha, manifestações religiosas, plantas medicinais, danças e cantigas tradicionais, brinquedos e brincadeiras, processo de formação do território e os processos de naturalização de preconceitos.
A turma do 2º ano realizou seus estudos dentro do tema Agroecologia: ciência, prática e movimento com o objetivo de compreender a Agroecologia enquanto projeto revolucionário de transformação da sociedade em harmonia com a natureza. Os enfoques da pesquisa envolveram: agriculturas - alternativas e convencionais, relações sociais de gênero e o trabalho das mulheres, as práticas de cultivo agroecológicas, a segurança e soberania alimentar e as sementes crioulas.
Nos momentos de colocação em comum e de elaboração das síntese geral de cada turma foi possível argumentar criticamente sobre diferentes aspectos socioambientais, culturais, políticos e históricos do Vale do Jequitinhonha. Debates que se alongaram nas Intervenções Externas, momentos de palestras, que contaram com a contribuição do professor e historiador Mário Sebastião e da agricultora e presidenta do CAV, Jovelina.
Mário Sebastião fez uma exposição da História do Vale do Jequitinhonha destacando os principais fatores que formaram esse território: processos de exploração das terras e das gentes, arranjos políticos, heranças e resistências culturais e dentre outros. Jovelina compartilhou com o coletivo de estudantes a sua história, narrando seus desafios e conquistas enquanto mulher camponesa que está inserida em diferentes espaços políticos. Jovelina falou das suas atividades produtivas das quais geram renda para a família e mencionou episódios de mudanças em suas práticas de manejo do solo advindas da compreensão da Agroecologia e da produção orgânica.
Os momentos de visitas de estudo enriqueceram a aprendizagem e provocaram os estudantes a repensar o seu papel enquanto sujeito de transformação da realidade, tendo em vista que os espaços visitados tiveram enquanto potencial a demonstração de atividades agroecológicas e alternativas de produção.
O 1º ano I visitou a Casa da Cultura de Turmalina e a Biblioteca Municipal de Turmalina, o 1º ano II visitou a sede da Associação dos Artesãos de Turmalina (ASTUR) e as lojas de artesanato que estão em Turmalina, mas faz a comercialização de peças de vários municípios. A turma do 2º ano visitou a Unidade Produtiva Familiar do agricultor Vicente Piuto, da comunidade Porto Velho, do município de Veredinha. Todos os espaços proporcionaram trocas de experiências, trocas de conhecimentos que valorizaram o Vale do Jequitinhonha, a cultura, o artesanato, a agricultura familiar camponesa e agroecológica e reposicionaram os jovens como sujeitos potentes e de extrema importância na construção das lutas sociais no território.
Para a realização desse ciclo dos Planos de Estudo do 1º trimestre, a EFAV contou com muitas parcerias às quais a instituição estende seus agradecimentos. As prefeituras de Veredinha e de Turmalina por meio das secretarias de transporte (Cássio) e agricultura (Valdeci "Praia" e Estevin) possibilitando a logística das viagens para as visitas, os profissionais de cada setor visitado: Biblioteca Municipal de Turmalina (dona Neick), Casa da Cultura de Turmalina (Poliana e Gilmar), ASTUR (Cida e Zelita) e o agricultor familiar (Vicente); o professor Maria Sebastião e a agricultora Jovelina que compartilharam os seus conhecimentos.
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