Intercâmbio é uma experiência que proporciona aprendizagens, trocas de conhecimentos e vivências em outros espaços, mas, para além disso, incentiva e motiva os/as participantes em suas atividades e/ou projeta os sonhos e perspectivas futuras.
Um dos objetivos do intercâmbio à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, ocorrido no dia 11 de julho, foi incentivar estudantes da Escola Família Agrícola de Veredinha, jovens e mulheres da Chapada das Veredas quanto ao acesso ao ensino superior na universidade pública.
A programação do intercâmbio foi organizada por meio de uma parceria entre a EFAV e o Curso de Licenciatura em Educação do Campo e proporcionou conhecer os cursos de Geologia, Biologia e Educação Física. Foi possível também visitar o Museu do Diamante que está instalado na Casa da Chica da Silva e presenciar um trabalho de escavação realizado por pesquisadores da Arqueologia.
Em cada espaço, o grupo foi recebido por guias que apresentaram o contexto histórico, as releituras das exposições e tiraram dúvidas dos/as estudantes. Esse intercâmbio foi uma das atividades do Projeto O Esperançar das Gentes Camponesas da Chapada das Veredas que tem como instituição executora a Associação Comunitária de Desenvolvimento Educacional, Familiar e Agropecuário de Veredinha e é financiado pelo GEF, SGP, UNDP, ISPN e PPP-ECOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário