quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Educação do campo é direito e não esmola!


Escrito por: Jáison de Fátima Soares de Sousa, Rodrigo Silvério Silva, Jéssica Beatriz Gomes, Jaqueline Oliveira e Ilson Antônio - 1º Ano EFAV.
No dia 14 de junho de 2017, os estudantes do 1º ano I e do 3º ano da EFAV, participaram de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento contou com a presença em massa de diferentes EFAs de Minas Gerais, com o intuito de pressionar o Governo Estadual, para maior apoio dos projetos em prol das EFAs, principalmente, o  Bolsa Aluno.
Na oportunidade, também estavam presentes importantes lideranças políticas estaduais, federais e a diretoria da AMEFA.
Na parte da manhã, aconteceram diferentes apresentações culturais organizadas pelos estudantes das EFAs (danças, músicas, místicas, poemas, brincadeiras e entre outros), e logo após foi servido o almoço para todos os participantes.
Às 14 horas deu-se início a Audiência Pública com a finalidade de debater o Plano de Ação Orçamentária das Escolas Famílias Agrícolas de Minas Gerais, a ser apresentado pela AMEFA. Ocorreu diversos momentos de palestras, debates com a participação das pessoas inscritas.
Em entrevista, o Engenheiro Agrônomo e monitor da EFAV, Luiz Carlos Gomes de Azevedo ressaltou, "que a audiência foi um mecanismo de articulação das EFAs para fazer pressão no governo do Estado de Minas sobre a importância do repasse do recurso Bolsa Aluno para as EFAs". Desta forma, Luiz avaliou "que a audiência foi de suma importância para o recebimento do recurso para que as escolas continuem suas atividades". Segundo ele, "a audiência ajudou de forma favorável, pois foi feita a articulação entre governo e a AMEFA de como iria ser feito o repasse do recurso". Ele destacou também, "que o repasse da verba do governo federal não foi efetuado para todas as EFAs ainda, ou seja, o Bolsa Aluno está atrasado". Ele finaliza dizendo que a Audiência Pública "foi muito produtiva por mostrar o quanto as EFAs são um movimento social organizado". E ainda acrescentou "que é lamentável as EFAs terem que passar por essa situação para receberem um recurso que é vital para o seu funcionamento e, que no futuro, as escolas tenham instabilidade financeira, tendo em vista que alguns deputados estão empenhados em fiscalizar o governo para que esse repasse seja cumprido como está previsto em lei".

Confira algumas fotos do evento:






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário