No dia 22 de março de 2023, a EFAV completou 12 anos de História. A data foi comemorada na quinzena das turmas do 3º ano e do 1º ano I e além das presenças do coletivo de estudantes e equipe de monitores, participou também representantes da diretoria da ACODEFAV (Associação Comunitária de Desenvolvimento Educacional, Familiar e Agropecuário de Veredinha), entidade mantenedora da EFAV.
Os estudantes prestaram homenagens à escola em forma de poesias, cantorias, teatro e paródias, apresentações que relembraram as lutas para a construção da escola e expressaram os sentimentos dos/as estudantes pela escola. Por meio da construção discursiva das apresentações, foi possível perceber que os/as estudantes veem a EFAV como um espaço de formação para a vida em que os seus ensinamentos extrapolam a formação técnica e a formação da Base Nacional Comum do Ensino Médio. Estudar na EFAV, na visão dos/as estudantes, é como um sonho realizado, um sonho que exige dedicação aos estudos e também a compreensão da dimensão da prática.
Foi possível notar, no teor das homenagens, que a relação construída entre os/as estudantes e escola está para além da relação ensino e aprendizagem escolar, constrói-se uma segunda família, uma segunda casa em que é fundamental cultivar relações de amizade, de cooperação e sentimentos de união, de partilha, de solidariedade.
Nessa caminhada da EFAV em defesa de uma Educação do Campo de qualidade e em defesa da Agroecologia, a Pedagogia da Alternância foi e é fundamental para que tais dimensões do projeto político pedagógico sejam cumpridos. Nesse sentido, os estudantes também expressaram a relevância dessa pedagogia enquanto diferencial na formação, além da rede de parcerias que a escola possui e que é central para o seu funcionamento.
No refrão de uma paródia, os estudantes cantaram: "EFAV Minas, Pedagogia da Alternância, 12 anos de importância, vamos comemorar." Na composição de um poema, expressaram enquanto futuros técnicos e técnicas da EFAV e o sentimento de gratidão à EFAV pela contribuição no processo de formação e de transformação. Em um versinho do peneirei fubá, eles cantaram "se eu soubesse escrever na água como escrevo na areia, tinha o nome da EFAV no sangue da minha veia."
Parabéns à grande família EFAV pelos seus 12 anos de História! Vida longa à Escola Família Agrícola de Veredinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário