segunda-feira, 24 de abril de 2023

Projeto Vitrine de Leitura: pressupostos e metodologia

Alguns pressupostos iniciais...


Ao tratar do conceito de leitura, a grande maioria dos/as autores/as vão perpassar pela noção de decifração dos códigos linguísticos do idioma e sua aprendizagem. No entanto, é importante ressaltar que a leitura vai além da decifração, relacionando o processo de formação social dos sujeitos, suas capacidades, sua cultura política e social. (BRITO, 2010).

Outro fator relevante quando estamos pensando a questão da leitura é o meio familiar enquanto espaço em que deve acontecer os primeiros contatos literários, bem como as primeiras referências de estímulo e incentivo. O que é recorrente, na configuração da sociedade brasileira, é o fato de que a maioria dos pais trabalham fora, ou não tiveram acesso à leitura, o tempo para dedicar-se à formação de seus/suas filhos/as como leitores/as é cada vez menor. Então, resta à escola a responsabilidade de desenvolver essa cultura literária. (BRITO, 2010).

A Escola Família Agrícola de Veredinha percebeu essa ausência do hábito de ler na vida do coletivo de seus estudantes e nesse sentido, o projeto Vitrine de Leitura é uma experiência, iniciada no ano de 2023, que busca incentivar a leitura e é resultado de várias discussões da equipe de monitores/as e da observação da baixa adesão à leitura e da necessidade dos/as estudantes melhorarem a escrita, a interpretação de textos, a argumentação e, acima de tudo, provocar uma visão crítica de mundo. Brito (2010, p. 3) afirma que o ato de ler é um aprendizado complexo, pois envolve “(...) uma conquista de autonomia, que permite a ampliação dos nossos horizontes. O leitor/a passa a entender melhor o seu universo, rompendo assim as barreiras, deixando a passividade de lado, encarando melhor a face da realidade”.

Dessa maneira, a proposição do projeto é uma estratégia para resolver o problema da falta do hábito da leitura que acarreta inúmeras dificuldades ao processo de ensino e aprendizagem, mas vai além disso, objetiva a formação de sujeitos críticos, capazes de compreender o significado das inúmeras vozes que se manifestam no debate social e de pronunciar-se com sua própria voz, tomando consciência de todos os seus direitos e sabendo lutar por eles. (BRITO, 2010).

Esses propósitos elencados estão em diálogo com o Projeto Político Pedagógico da Escola Família Agrícola de Veredinha que apresenta como uma das suas finalidades a promoção de uma educação integral e humana, emancipatória e libertadora. Dentro disso, a instituição tem a convicção de que proposição de uma formação crítica passa pela experiência permanente da leitura.

A estratégia da vitrine é uma forma de “brincar” com o formato das vitrines dos estabelecimentos comerciais que expõem os produtos para chamar a atenção das pessoas que passam pelas ruas. No projeto, transformamos essa forma de abordagem para a exposição de livros de diferentes gêneros literários. Desse modo, a vitrine é uma porta de entrada, ou seja, uma tática para chamar a atenção dos/as estudantes, despertando curiosidades. A vitrine tem o potencial de estabelecer contato físico e visual com os livros em exposição que podem ser folheados e a partir disso, acreditamos que o/a leitor/a seja estimulado a conhecer outros livros da biblioteca da escola, impulsionando uma abertura intelectual para novos horizontes literários.

Metodologia do Projeto Vitrine de Leitura...

Etapas do Projeto Vitrine de Leitura

1º trimestre

A 1ª sessão escolar é marcada pela preparação da vitrine, da biblioteca, formação da comissão, confecção da camisa e elaboração de materiais demandados.

A 2ª sessão escolar ocorre a realização da aula inaugural e início dos empréstimos de livros para todos os/as estudantes. É importante destacar que todos/as os/as estudantes participam do projeto. No período da 2ª até a 4ª sessão escolar, os/as estudantes farão a leitura de pelo ao menos uma obra.

Na 4ª sessão escolar ocorre o fechamento da 1ª etapa que estamos denominando de “Manhã literária na EFAV” em que o compromisso do processo de leitura dentro das ações do projeto é a participação de uma roda de socialização das experiências adquiridas e as provocações causadas pela narrativa que foi lida. Destacamos que não é somente descrever a narrativa, mas explorar as reflexões do livro na vida.

2º trimestre

Na 5ª sessão escolar, o projeto entra no seu segundo momento. No período da 5ª sessão até a 7ª sessão, cada estudante irá fazer a leitura de um novo livro. Para o fechamento desta etapa, criamos o momento “Escrita em Foco” e o compromisso com a projeto e a própria formação é a escrita de um texto dissertativo argumentativo. Nessa fase, elevamos ao nível da leitura voltada à crítica literária ligada aos temas e conflitos que a obra suscita. Numa roda de socialização, os/as estudantes sorteados/as farão a leitura dos textos que produziram. A equipe de monitores também fará a leitura dos textos dos/as estudantes dos quais são tutores/as.

3º trimestre

Na oitava sessão escolar, o projeto entra no seu terceiro momento. O coletivo de estudantes, organizado por grupos, terá o compromisso de realizar a leitura de um livro no período de tempo compreendido da 8ª à 10ª sessão escolar. Já o encerramento dessa etapa que coincide como fechamento da experiência do projeto, estamos chamando de “Leitura em cena” e os grupos farão uma apresentação teatral inspirada em algum aspecto do livro lido.

Vale ressaltar que durante todas as etapas, a coordenação do projeto de leitura dará suporte aos estudantes e aos grupos.

Atividades Complementares

É importante a realização de outras ações que estejam atravessando as etapas trimestrais descritas acima, de forma que o projeto crie diferentes interações e intervenções no ambiente escolar. Esse levantamento de propostas é feito pela coordenação estudantil e monitores. Nesse sentido, dispomos a seguir as atividades incorporadas ao projeto:

- PodEFAV: gravação de podcast com temas diversos, por exemplo: obras lidas, educação do campo, benefícios da leitura, acontecimentos do dia a dia da escola e dentre outros;

- Doe um livro e ganhe uma plantinha: campanha de arrecadação de livros literários tendo em vista que o acervo da EFAV ainda é reduzido. Ao doar um livro, a pessoa ganhará um cacto ou uma suculenta do viveiro da escola;

- Doação de obras por meio de editoras: escrever cartas às editoras apresentando o projeto Vitrine de Leitura e a necessidade de ampliação do acervo;

- Publicações nas redes sociais da EFAV sobre as etapas do projeto e depoimentos dos/as estudantes e monitores/as.

Materiais

Vitrine (suporte de madeira planejado), livros, papel, computador, celular, impressora, caixa de som, data show, vasos para plantas, mudas de cactos e suculentas, figurinos para o teatro, alimentos e dentre outros.

Algumas fotos dos dois momentos de abertura do projeto, Aula Inaugural, realizados no mês de março de 2023 tanto na sessão escolar I, quanto na sessão II.










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