Alguns pressupostos iniciais...
Ao tratar do conceito de leitura, a
grande maioria dos/as autores/as vão perpassar pela noção de decifração dos
códigos linguísticos do idioma e sua aprendizagem. No entanto, é importante
ressaltar que a leitura vai além da decifração, relacionando o processo de
formação social dos sujeitos, suas capacidades, sua cultura política e social.
(BRITO, 2010).
Outro fator relevante quando estamos
pensando a questão da leitura é o meio familiar enquanto espaço em que deve
acontecer os primeiros contatos literários, bem como as primeiras referências
de estímulo e incentivo. O que é recorrente, na configuração da sociedade
brasileira, é o fato de que a maioria dos pais trabalham fora, ou não tiveram
acesso à leitura, o tempo para dedicar-se à formação de seus/suas filhos/as
como leitores/as é cada vez menor. Então, resta à escola a responsabilidade de
desenvolver essa cultura literária. (BRITO, 2010).
A Escola Família Agrícola de
Veredinha percebeu essa ausência do hábito de ler na vida do coletivo de seus
estudantes e nesse sentido, o projeto Vitrine de Leitura é uma experiência,
iniciada no ano de 2023, que busca incentivar a leitura e é resultado de várias
discussões da equipe de monitores/as e da observação da baixa adesão à leitura
e da necessidade dos/as estudantes melhorarem a escrita, a interpretação de
textos, a argumentação e, acima de tudo, provocar uma visão crítica de mundo.
Brito (2010, p. 3) afirma que o ato de ler é um aprendizado complexo, pois
envolve “(...) uma conquista de autonomia, que permite a ampliação dos nossos
horizontes. O leitor/a passa a entender melhor o seu universo, rompendo assim
as barreiras, deixando a passividade de lado, encarando melhor a face da
realidade”.
Dessa maneira, a proposição do
projeto é uma estratégia para resolver o problema da falta do hábito da leitura
que acarreta inúmeras dificuldades ao processo de ensino e aprendizagem, mas
vai além disso, objetiva a formação de sujeitos críticos, capazes de
compreender o significado das inúmeras vozes que se manifestam no debate social
e de pronunciar-se com sua própria voz, tomando consciência de todos os seus
direitos e sabendo lutar por eles. (BRITO, 2010).
Esses propósitos elencados estão em
diálogo com o Projeto Político Pedagógico da Escola Família Agrícola de
Veredinha que apresenta como uma das suas finalidades a promoção de uma
educação integral e humana, emancipatória e libertadora. Dentro disso, a
instituição tem a convicção de que proposição de uma formação crítica passa
pela experiência permanente da leitura.
A estratégia da vitrine é uma forma
de “brincar” com o formato das vitrines dos estabelecimentos comerciais que
expõem os produtos para chamar a atenção das pessoas que passam pelas ruas. No
projeto, transformamos essa forma de abordagem para a exposição de livros de
diferentes gêneros literários. Desse modo, a vitrine é uma porta de entrada, ou
seja, uma tática para chamar a atenção dos/as estudantes, despertando
curiosidades. A vitrine tem o potencial de estabelecer contato físico e visual
com os livros em exposição que podem ser folheados e a partir disso, acreditamos
que o/a leitor/a seja estimulado a conhecer outros livros da biblioteca da
escola, impulsionando uma abertura intelectual para novos horizontes
literários.
Metodologia do Projeto Vitrine de Leitura...
Etapas
do Projeto Vitrine de Leitura |
1º
trimestre |
A
1ª sessão escolar é marcada pela preparação da vitrine, da biblioteca, formação
da comissão, confecção da camisa e elaboração de materiais demandados. A
2ª sessão escolar ocorre a realização da aula inaugural e início dos
empréstimos de livros para todos os/as estudantes. É importante destacar que
todos/as os/as estudantes participam do projeto. No período da 2ª até a 4ª
sessão escolar, os/as estudantes farão a leitura de pelo ao menos uma obra. Na
4ª sessão escolar ocorre o fechamento da 1ª etapa que estamos denominando de
“Manhã literária na EFAV” em que o compromisso do processo de leitura dentro
das ações do projeto é a participação de uma roda de socialização das
experiências adquiridas e as provocações causadas pela narrativa que foi lida.
Destacamos que não é somente descrever a narrativa, mas explorar as reflexões
do livro na vida. |
2º
trimestre |
Na
5ª sessão escolar, o projeto entra no seu segundo momento. No período da 5ª
sessão até a 7ª sessão, cada estudante irá fazer a leitura de um novo livro.
Para o fechamento desta etapa, criamos o momento “Escrita em Foco” e o
compromisso com a projeto e a própria formação é a escrita de um texto
dissertativo argumentativo. Nessa fase, elevamos ao nível da leitura voltada
à crítica literária ligada aos temas e conflitos que a obra suscita. Numa
roda de socialização, os/as estudantes sorteados/as farão a leitura dos
textos que produziram. A equipe de monitores também fará a leitura dos textos
dos/as estudantes dos quais são tutores/as. |
3º
trimestre |
Na
oitava sessão escolar, o projeto entra no seu terceiro momento. O coletivo de
estudantes, organizado por grupos, terá o compromisso de realizar a leitura
de um livro no período de tempo compreendido da 8ª à 10ª sessão escolar. Já o
encerramento dessa etapa que coincide como fechamento da experiência do
projeto, estamos chamando de “Leitura em cena” e os grupos farão uma
apresentação teatral inspirada em algum aspecto do livro lido. Vale
ressaltar que durante todas as etapas, a coordenação do projeto de leitura
dará suporte aos estudantes e aos grupos. |
Atividades
Complementares É importante a realização de outras ações que estejam atravessando as etapas trimestrais descritas acima, de forma que o projeto crie diferentes interações e intervenções no ambiente escolar. Esse levantamento de propostas é feito pela coordenação estudantil e monitores. Nesse sentido, dispomos a seguir as atividades incorporadas ao projeto: - PodEFAV: gravação de podcast com temas diversos, por exemplo: obras lidas, educação do campo, benefícios da leitura, acontecimentos do dia a dia da escola e dentre outros; - Doe um livro e ganhe uma plantinha: campanha de arrecadação de livros literários tendo em vista que o acervo da EFAV ainda é reduzido. Ao doar um livro, a pessoa ganhará um cacto ou uma suculenta do viveiro da escola; - Doação de obras por meio de editoras: escrever cartas às editoras apresentando o projeto Vitrine de Leitura e a necessidade de ampliação do acervo; - Publicações nas redes sociais da EFAV sobre as etapas do projeto e depoimentos dos/as estudantes e monitores/as. |
Materiais Vitrine
(suporte de madeira planejado), livros, papel, computador, celular, impressora,
caixa de som, data show, vasos para plantas, mudas de cactos e suculentas, figurinos
para o teatro, alimentos e dentre outros. |
Algumas fotos dos dois momentos de abertura do projeto, Aula Inaugural, realizados no mês de março de 2023 tanto na sessão escolar I, quanto na sessão II.
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