terça-feira, 25 de abril de 2023

Projeto Bem-estar Bem em parceria com a Associação Voz do Cerrado promove ação de contratação de Psicólogo na EFAV

A Associação Voz do Cerrado da Suíça apoia mais um projeto da Escola Família Agrícola de Veredinha. O projeto Bem-estar Bem na EFAV, aprovado em março de 2023, apresenta proposições comprometidas com melhorias na qualidade do ensino ofertado pela escola, perpassando por investimentos em infraestrutura de alojamento, momentos de formação/intercâmbios com o coletivo de estudantes e a contratação de um psicólogo para aperfeiçoar os serviços de acolhimento dos/as estudantes e dos/as profissionais.

A contratação do psicólogo se deu por meio do edital 003/2023 que viabilizou o envio de currículos no período de 03 a 23 de março. Criou-se uma comissão de avaliação do referido edital que foi composta por membros da ACODEFAV e da coordenação da EFAV que fez a análise da documentação, as entrevistas com os candidatos e, posteriormente, a seleção.

A comissão selecionou o psicólogo Leonardo Neiva que é formado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e, desde o dia 18 de abril, iniciou os trabalhos na EFAV.

Nesses primeiros momentos, as atividades desenvolvidas estão voltadas para uma relação diagnóstica, aplicação de questionários, compreensão e inserção nos projetos da escola e instrumentos pedagógicos, pois a partir disso, será possível identificar problemas, perceber relações sistêmicas e elaborar estratégias de intervenção.

Neltinha Oliveira, coordenadora da EFAV, salienta a importância da parceria com a Voz do Cerrado e que essa contratação só está sendo possível porque existe esse apoio. "O psicólogo é um profissional indispensável no contexto escolar e tem um olhar diferenciado e sensível que precisa atravessar a construção de diferentes processos, metodologias e ferramentas pedagógicas, além de oferecer apoio por meio de escutas individuais e grupais com os/as estudantes e educadores/as. Melhorar o acolhimento na EFAV está diretamente relacionado com o processo de ensino aprendizagem e, consequentemente, proporcionar bem-estar no ambiente escolar." 

Na foto: Neltinha, Lucimara, Margarete, Jéssica, Vitor, Rafael, Berenice, José Itamar, Leonardo e Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário