terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Sucessão rural e a garantia dos jovens no campo



Frequentemente, a sucessão rural vem sendo muito discutida no Brasil, principalmente nas Escolas Famílias Agrícolas. Afinal, o que é sucessão rural? Quais as dificuldades que os jovens enfrentam para continuar exercendo sua função de trabalhador/a rural junto da sua família?

A sucessão rural pode ser caracterizada pela permanência do jovem no campo junto da sua família e na sua comunidade de origem.

No mundo hoje é cada vez mais raro encontrar jovens no campo exercendo atividades agrícolas. Parte desse problema, diz respeito a falta de apoio do governo em ações de investimento e assistência técnica. Pontua-se aqui, o papel manipulador exercido pela mídia que influencia os jovens a não permanecerem no campo.

O custo de vida no Brasil, se comparado campo e cidade, no campo é bem menor. A agricultura familiar, por exemplo, demonstra que no campo obtém oportunidades iguais ou até melhores que na zona urbana.

Nesse sentido, julga-se que é importante também, que os jovens tenham força de vontade para continuar no campo e lutar pela efetivação das políticas públicas já existentes.

Autores: José Aparecido e Erik - 2º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário