terça-feira, 11 de setembro de 2018

2º DIA DA I SEMANA PAULO FREIRE NA EFAV

E chegamos ao 2º dia da I Semana Paulo Freire na EFAV. Hoje, 11 de setembro, a mesa de discussão dialogou sobre o tema "Comunidades Tradicionais" que contou com a colaboração do Seu Valdemar (folião da Comunidade Gameleira), Seu Zé Pequeno (folião da Comunidade Monte Alegre) e Rafael Pereira (mestrando em Estudos Rurais). Além dos estudantes e a equipe de monitores, fizeram-se presentes os grupos de Folia da Gameleira, Monte Alegre e Galego.

 Rafael contou um pouco da história de Paulo Freire e, dentro disso, ele destacou a necessidade das pessoas dizerem as palavras que nascem de si mesmo e citou como exemplo, as palavras folia e fé. Ele disse que a folia é uma linguagem, é um processo em que os foliões acreditam e é inerente à vida. Rafael apresentou alguns elementos da sua pesquisa com comunidades pesqueiras, abordando as noções do "seco e do molhado", onde a água vai e onde a água não vai e isso cria toda a noção de espaço e tempo dos pescadores.
Seu Valdemar falou um pouco da história da folia da comunidade que existe a mais de 60 anos. Segundo ele, antigamente, "quando fazia aquele solão, a gente cantava a folia de Santo Reis e não demorava muito a chuva vinha". Ele chamou a atenção dos estudantes para a valorização das coisas e das oportunidades, pois no tempo em que era jovem, tudo era muito difícil.
Seu Valdemar contou para os estudantes as duas coisas que ele avalia como mais importantes na vida: "em primeiro lugar, os jovens e, em segundo lugar, a educação".
Seu Zé Pequeno conversou com os estudantes sobre as dificuldades de transmitir as tradições das folias e dos costumes antigos. Percebe-se que ele não culpa os jovens por essas interrupções, ele disse que existe todo um conjunto de fatores que contribui para isso e ressaltou a importância de resistência.
E a nossa manhã de atividades encerrou com chave de ouro, teve as apresentações das Folias da Gameleira, de Monte Alegre e do Galego. Cada grupo em seu estilo e ritmo abrilhantou a nossa escola com toda a riqueza cultural presente na folia e depois, animaram todos os estudantes que dançaram e divertiram com o Nove.












Nenhum comentário:

Postar um comentário