quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Último dia - I Semana Paulo Freire na EFAV

O dia 14 de setembro marcou o último dia da I Semana Paulo Freire na Escola Família Agrícola de Veredinha. Na parte da manhã, contamos com a colaboração da Anielli (professora da UFVJM) e do Luiz Henrique (professor da UFVJM). Eles dialogaram sobre a Educação do Campo e o Preconceito Linguístico.
 Anielli explicou que a Educação do Campo é fruto da Pedagogia Crítica e da luta dos Movimentos Sociais dos Camponeses e Camponesas. Ela defendeu que é preciso resgatar o campo que está sendo sufocado pelo agronegócio. Ela apresentou também o curso da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM e as similaridades com a proposta pedagógica das EFAs.
Luiz Henrique destacou que a Educação do Campo é um trabalho de colaboração - trabalhar juntos e juntas. "Aqui, a escola é um espaço formativo e a casa também é um espaço formativo". Ele apresentou trechos de textos e poemas em que foi possível constatar que "toda língua muda" e "toda língua varia". Segundo ele, existe uma questão de classe quando se discute a variação linguística, e disse ainda que, quando se mata uma língua, mata-se a cultura dessa língua". Ele chamou a atenção para o uso frequente da norma padrão da língua como argumento de autoritarismo e poder, "é preciso, acima de tudo, pensar ecologicamente a linguagem".
No período da tarde, aconteceu um bate papo sobre a História e a Importância da EFA e participaram desse momento, Seu Zezim (um dos fundadores da escola), Fernando Túlio, Guilherme (estudante de Agronomia na UFTM), Vitor (estudante de Agronomia na UFTM) e Jerry (técnico do CAV) e todos são egressos da EFAV.
Seu Zezim contou a história de criação da EFAV, das primeiras conversas, reuniões e os primeiros parceiros a se juntarem para a concretização do sonho.Chamou a atenção dos estudantes para cuidarem da escola, pois ela é resultado de muitas lutas lutas passadas, presentes e futuras.
Em seguida, Fernando Túlio falou do quanto a EFAV foi fundamental para a sua vida. Vitor ressaltou da importância de Paulo Freire e dessa proposta diferenciada de escola que mudou a sua vida. Guilherme disse da sua preocupação com as EFAs e com os cursos por alternância a nível superior que ainda não são projetos definitivos. Jerry disse que a EFAV foi uma luz e que mudou totalmente a sua vida. Ele falou da preocupação com o envelhecimento do campo e que os estudantes tem um papel importante na solução desse problema. Para ele, a EFA é um espaço especial de lidar com as pessoas e compartilhar conhecimentos e experiências.






Nenhum comentário:

Postar um comentário